anúncio

Concurso Público da Polícia Civil do DF 2019 oferece 300 vagas para cargo de Escrivão

Concurso Público da Polícia Civil do DF 2019 oferece 300 vagas para cargo de Escrivão
Imagem / Reprodução /Montagem

O concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) 2019 já foi publicado no Diário Oficial do DF, portanto, está autorizada a sua realização. O certame promete 300 vagas para o cargo de escrivão de polícia e será realizado esse ano. Agora, é aguardar a publicação do edital para ficarmos a par dos detalhes.

A expectativa é que o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), antigo CESPE, será escolhido como banca aplicadora e que, futuramente, haja a autorização para outros cargos.

Segundo o vice -presidente do Sinpol, sindicato da categoria, a defasagem de servidores públicos da área policial do Distrito Federal (DF) é a maior de toda história da corporação. O último concurso foi realizado em 2013, ou seja, o DF está há seis anos sem qualquer contratação.

publicidade

Para quaisquer dos cargos, o requisito de escolaridade mínima é de nível superior em qualquer área, isto eleva bastante o nível dos concurseiros que estão em busca da tão sonhada vaga no serviço público.

Este concurso será altamente concorrido e um dos motivos é a remuneração, pois para escrivão, por exemplo, o valor inicial pode ultrapassar R$ 10 mil. Mas, passar na prova não será fácil assim, os concursos da área policial são longos e burocráticos. É um processo demorado que pode alcançar um ano de duração.

Leia Também: Ainda dá tempo de inscrever-se no concurso da SEDEST

anúncio

Fases do Concurso

O concurso policial é composto por diversas fases com o objetivo de testar a capacidade do candidato para a investidura do cargo. As carreiras policiais costumam seguir um certo padrão:

1ª fase: prova objetiva e redação: por se tratar de concurso de nível superior, além da prova objetiva, é esperado que a banca peça a composição de uma redação discursiva.

2ª fase: Teste de Aptidão Física: para aqueles que passarem na fase acima, há o Teste de Aptidão Física, conhecido pelos concurseiros como “TAF”. O teste requer preparo físico de verdade, exigindo treino e preparação meses antes mesmo da prova objetiva. Geralmente inclui uma corrida, exercício da barra, realização de abdominais ou flexões. Alguns concursos pedem até teste de natação, como foi o ultimo concurso da Policia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizado em 2018.

3ª fase: exames biométricos e avaliação médica: os candidatos devem providenciar uma série de exames médicos, que serve para comprovar a capacidade para exercer a função.

4ª fase: avaliação psicológica: junto a terceira fase, há uma avaliação psicológica que averígua se o candidato tem a capacidade mental de enfrentar o cotidiano e a realidade policial. Diversos testes são aplicados por um profissional qualificado para este processo.

5ª fase: sindicância de vida regressa e investigação social: já esta parte, costuma ser executada pela própria polícia e órgãos de segurança. É fundamental que o futuro policial civil seja alguém ético e de vida ilibada.

6ª fase: curso de formação profissional: a ultima etapa é um treinamento dado pela PCDF, mas, apesar disso, o candidato ainda pode ser desclassificado caso não alcance certo patamar.

patrocinado
Sobre Fernando Luiz 79 Artigos
Fundador e CEO do portal Divulgando Empregos, e apaixonado por Concursos Públicos. Moro no interior do Mato Grosso e tenho 25 anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*